O Google alerts achou mais uma fonte de notícias, sobre a operacionalização do cellpark em Curitiba. Me chamou a atenção que faz mais de dois anos e meio que a solução foi apresentada ao Município, que nunca mais deu qualquer retorno sobre o assunto, a despeito de inúmeras tentativas de contato e propostas enviadas. É interessante observar que o sistema é auto-sustentável, não haveria necessidade de qualquer investimento por parte da prefeitura ou URBS que teria, inclusive, um aumento considerável em sua receita pela economia, tecnologia e agilidade conferidas pelo CellPark. Estranho…
Fonte: Perkons
Jornal do Estado
20 de abril de 2004Um programa de computador que começa a ser testado nesta quinta-feira pode aposentar o bloco de papel no dia-a- dia dos agentes do EstaR, que disciplina o uso das vagas de estacionamento público em Curitiba. Seis agentes de trânsito deixarão de lado a prancheta e passarão a manusear computadores de mão (palmtops) para registrar os horários e as placas dos veículos, além de emitir multas.
“O sistema vai agilizar o trabalho dos agentes que não precisarão mais preencher todos aqueles formulários e poderão monitorar os carros de maneira mais eficiente”, explica o diretor de trânsito da Urbs, Carlos Alexandre Negrini Bettis. A Diretran espera resolver ainda o problema da falsificação das papeletas do EstaR, que atinge cerca de 30% do total utilizado.
O local escolhido para aplicação do projeto-piloto foi a região da Praça Osório, no Centro da cidade. “É um ponto que consegue reunir todos os tipos de problema e por isso ideal para o teste”, explica. Segundo ele, a implantação do programa em todas as 7.500 vagas do EstaR dependerá do sucesso do projeto-piloto, que deve durar de duas a quatro semanas. “É bom que se diga que é um sistema alternativo, não substitutivo”, esclarece o sócio da empresa que criou o programa, Paulino Rocha e Silva.
O sistema foi desenvolvido pela iniciativa privada e oferecido sem nenhum custo à Prefeitura. Bettis conta que numa segunda fase do projeto, os motoristas poderão usar até o telefone celular para agilizar o uso do estacionamento. “O usuário compraria créditos pelo celular para estacionar e receberia mensagens avisando, por exemplo, que faltam cinco minutos para acabar o prazo”, explica. Mas por enquanto tudo está só no projeto. “O sistema manual é extremamente bom. É perfeito. Mas se der certo aqui vamos levá-lo para São Paulo e Rio de Janeiro”, conclui Silva.
O Prefeitura de Curitiba já colocou na internet a cédula para os cidadãos enviarem sugestões e apontarem as prioridades para seus bairros, que gostariam de ver incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2005. Quem quiser participar pode entrar no site da Prefeitura www.curitiba.pr. gov.br e preencher os campos da cédula, com nome, endereço e telefone para contato.
Prezado José, um dos motivos dos abusos cometidos por agentes de trânsito atualmente é a total falta de controle que os órgãos municipais tem da movimentação ou atividade dos agentes (o agente pode estar comendo um pastel na esquina, autuando como um louco para preencher rapidamente sua “quota” ou mesmo em casa inventando multas, sem que o Detran ou URBS saibam). Dê uma olhada no controle fornecido para população e administração pública, no sistema proposto, e depois me retorne. O endereço é http://www.cellpark.com.br/cellpark/apresentacao.htm