O iCalendar (iCal) é uma das ferramentas nativas mais utilizadas (e úteis) do conjunto operacional do Macintosh; Por isto mesmo está cada vez mais integrada com outros serviços e sistemas de sincronização e atualmente funciona com o Yahoo, Google, e iCloud, além de permitir integração do serviço com outras empresas de desenvolvimento.
O problema é que isto possibilita a abertura de uma ampla gama de problemas que podem corromper os arquivos de registro, banco de dados ou estrutura de diretórios dos arquivos do iCal, dificultando – ou mesmo inviabilizando – a utilização das agendas (problemas como a saída repentina do iCal, telas travadas ou mesmo mensagens de erro que impossibilitam a abertura do programa são comuns). Em alguns casos a melhor alternativa é forçar o Sistema Operacional a criar uma nova estrutura de arquivos e diretórios para resolver o problema. Os passos para isto seguem abaixo:
1) Verifique se a fonte Helvetica Neue ( “HelveticaNeue.dfont”) está instalada no diretorio/Library/Fonts. A falta desta fonte é um dos problemas mais comuns que impedem que o iCal abra (mas não é o único). Se não estiver, reinstale a fonte no seu sistema operacional
1) Se o iCal estiver abrindo, faça um ‘backup’ das agendas que quer manter da seguinte forma:
Entre no iCal –> selecione a agenda que quer exportar –> vá em ‘arquivo’ –> e selecione exportar. Simples.
2) Se o iCal não estiver abrindo:
a) abra o ‘Terminal’ (aplicativos -> Utilitários -> Terminal), vá para o diretório ~/Library/Calendars e faça uma cópia dos arquivos em outro diretório (particularmente em prefiro compactar tudo antes, para ficar mais facil de visualizar e trabalhar com os arquivos depois). Se vc não sabe usar o shell, peça a ajuda de um amigo ou cunhado nerd.
3) Saia do Calendar e apague os seguintes arquivos:
- ~/Library/Calendars
- ~/Library/Application Support/iCal/
- ~/Library/Preferences/com.apple.iCal.plist
4) Verifique se não faltou nenhum arquivo do iCal para apagar. Comando e resultados abaixo:
$ find Library/ -type f -iname "*.ical.*" Library/Preferences/com.apple.iCal.alarmsCache.plist Library/Preferences/com.apple.iCal.helper.plist Library/Preferences/com.apple.iCal.plist Library/Preferences/com.apple.iCal.sources.plist |
5) apague todos os arquivos residuais (se houverem).
6) Limpe o cache com o seguinte comando: ” rm -rf ~/Library/{Caches,Caches/Metadata,Preferences,Application\Support}/*iCal* “
7) Saia do Terminal, abra o iCal e Voalá!! Vc está com um iCal novinho em folha.
“The server responded with an error. ” – Ao copiar um compromisso novo longo, apareceu esta mensagem e agora não consigo editá-la nem fechar de jeito nenhum o ICAL. Os menus vermelhos/amarelo/verde não estão habilitados e nem o “Force Quit” nem o “Shut Down”, fazem o ICAL fechar pra que eu possa continuar usando-o no meu computador. Como devo proceder? Alguma ideia pra conseguir fechar o ICAL e então apagar este compromisso que aparentemente me causou este transtorno e travou meu ICAL? obrigada!!
Olá Carolina, para acabar com um processo que não responde vc tem duas alternativas principais.
1ª) Tecle as teclas (comando + opção + escape) ao mesmo tempo, selecione o aplicativo que não está respondendo e clique em ‘Forçar Encerrar’;
2ª) Chame o spotlight (clicando o command+espaço) e digite “monitor” (sem as aspas duplas). Vai abrir uma janela com todos os processos que estão rolando no seu computador. Achei o ‘ical’ e mande-o encerrar. “forçar encerrar”. Isto deve fechar o ical e processos subsidiários que devem estar travando a máquina.
Se seu calendário estiver sincronizado com o o google, tente entrar em calendar.google.com e excluir o evento por lá; Ou tente excluir pelo iCloud. Qualquer coisa avise que achamos outra saída.