O Corpo Site Fala

Estava dando uma olhada na página oficial dos candidatos nesta campanha a presidente de 2014… E a página dos candidatos diz mais sobre eles e o partido do que eu imaginava.

Não, não me refiro ao conteúdo, propostas e tal. O discurso neste ponto é mais ou menos o que eles dizem. Me concentro no que não dizem, mas deixam passar (pessoalmente iríamos avaliar o jeito de olhar, posição das mãos e outros sinais da linguagem corporal. Online não é o Corpo que fala, mas sim o Site do Candidato que diz muito sobre ele, sua equipe e forma de fazer as coisas).

Mas atenção: Como em tudo, as vezes um bom site não quer dizer que o candidato seja bom ou vice-versa. Mas, no caso de um site ruim em uma campanha presidencial, se o candidato não consegue se integrar com a equipe para passar a mensagem de uma forma clara e agradável, fico com dúvidas em relação a sua capacidade política para o resto.

Vamos lá:

Site do Aécio Neves

O site do Aécio foi bastante bem planejado. Com um backend de análise social complexo e utilizando o Microsoft SQL Server, o FrontEnd utiliza o framework Bootstrap para distribuição e apresentação do conteúdo. O resultado é uma página clara, onde é fácil achar o que se precisa de forma bastante objetiva. A atualização é constante dá a impressão que o candidato e sua equipe discutiram bastante a distribuição e layout do portal. As informações de partido, dados pessoais do candidato, pontos fortes e criticas aos outros candidatos estão distribuídos de forma bastante equilibrada. Há uma forte integração com redes sociais e a julgar pelas autorizações que o aplicativo pede e das conexões do portal, arrisco dizer que estão usando algum sistema para acompanhamento de visitas, comportamentos e análise de desempenho no estilo do sistema Sprout Social.

Ao que parece o Portal dá um peso um pouco maior à aquisição de dados de navegação, preferencia do usuário e análises do que na apresentação de conteúdo.

Parece ser o portal de alguém que se preocupa muito com a imagem, e com o controle de toda informação que é apresentada.  O fluxo de cada canal de dados é medido e controlado por um sistema de análise de visitas (um Navegg da vida, mas no servidor da página).  A equipe fixou na imagem de família do candidato e a impressão é que escutam muito mais do que falam

 

Site_Oficial___Aécio_Neves_Presidente_2014_e_Edit_Post_‹_O_Ogro_da_Floresta_—_WordPress_e_Facebook

 

Site da Dilma Rousseff

O site da Dilma é sem dúvida o melhor dentre todos os outros candidatos. Funciona como um integrador de todas as mídias sociais (facebook, twitter, instagram, etc), para mostrar um fluxo continuo de atualizações para o visitante de forma clara e fluída. Parece que os caras gastaram o dobro para parecer que o site custou a metade. Utilizando o MS SQL, tem uma grade fluida pra distribuição de conteúdo através do bootstrap (c0m0 o do Aécio). O sistema de carregamento dinâmico de informações que os caras fizeram é genial (ao chegar no final da página, o navegador envia mais informações para página do usuário). A diversidade de canais, JSON e fontes de atualização  sugere um trabalho conjunto para atualização de conteúdo. A integração é filtrada automaticamente pelo sistema (e provavelmente revisada por algumas pessoas durante o dia). O fluxo de visitas e dados dos usuários é armazenado e analisado pelo Navegg, Google Analytics e Sprout. É um portal de ressonância, então fala bastante mais do que escuta. Fizeram um extenso (e bom) uso do JavaScript e do Jquery para apresentar informações da maneira mais confortável possível.

É um site profissional, elaborado em minúcias por publicitários da área. A execução é cuidadosa, mas a avaliação de dados me parece menor do que a do Site do Aécio. É um site para venda de imagem criado em 2007, repassado ao partido em 2009  e depois reformulado profissionalmente, mas que ainda esbarra em alguns pequenos detalhes de formatação (como o rodapé, que é impossível de ser visto pelo visitante, em razão do sistema de atualização dinâmica.).

O fluxo e fluidez da página estão imobilizados pelo sistema de atualização e provavelmente pela agenda de interesse de distribuição do fluxo de informações do partido.

 

MAIS_MUDANÇAS__MAIS_FUTURO_–_Dilma_Presidenta_e_Edit_Post_‹_O_Ogro_da_Floresta_—_WordPress

 

 

Site da Marina Silva:

Toda a página foi estruturada em WordPress, utilizando o MySQL como banco de dados. Ambas plataformas gratuítas e Open-Source. Até aí tudo bem, mas fica evidente que após definir o framework, não houve qualquer preocupação com o CSS, Estrutura Visual do Portal ou legibilidade de leitura pelo visitante. As cores fortes do verde claro e o fundo branco dificultam a leitura do conteúdo (com excessão da indicação do partido e coligações, quase transparentes, em contraste com o ‘DOE AQUI’ em vermelho e da imagem da Marina com uma foto saturada). Os links deixam claro que houve investimento em material de campanha, o wordpress no modo padrão mostra que a página foi feita a toque-de-caixa sem nenhuma preocupação de análise ou estruturação (semântica, organizacional ou neuro-liquística); ou seja, sem o envolvimento do candidato e nenhuma preocupação com os eventuais visitantes.

O site passa uma mensagem auto-centrista na imagem da Marina Silva e parece menosprezar (ou minimizar) as informações que não sejam  estritamente a candidata (incluindo aí o Partido, coligações, etc), é desconexo na estruturação textual de proposta e conteúdo. Respeito zero pelo leitor.

Já ví sites feitos por crianças especiais muito, mas muito melhores.

Marina_Silva_Presidente_-__Não_vamos_desistir_do_Brasil__e_Add_New_Post_‹_O_Ogro_da_Floresta_—_WordPress

 

 
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